quinta-feira, 10 de maio de 2012

A Internet

 A aprendizagem online esta quase sempre associada a uma aprendizagem pela Internet, que oferece tanto vantagens e desafios ao educadores e orientadores. 

Uma das suas maiores vantagens da Internet é a ligação comunicativa e informativa entre todos os envolventes, aumentando a colaboração e a interacção entre alunos e professores.
Contudo, a Internet também oferece alguns perigos e uma aprendizagem duvidosa, no meio de tanta informação existe sempre coisa que não são as informações e aprendizagens mais completas.
 Existem varias ferramentas da Internet que como os Wikis, Blogues e Podcats que enriquecem a aprendizagem online. Tanto na educação presencial, como na online a internet é uma ferramenta que se usa sempre e muito útil no nosso dia-a-dia. 

O modelo atual da internet tem algumas fragilidades, decorrentes do seu rápido crescimento e utilização massiva. Existem projetos para criar uma nova internet mais rápida e segura de forma a servir melhor as necessidades das comunidades virtuais de aprendizagem.

 Bibliografia:
Fahy, P. (2008) - As Características dos Meios de Aprendizagem Interactiva Online. Texto C, disponibilizado na plataforma da UC.

 

 


quinta-feira, 3 de maio de 2012

Vídeoconferência

 

Assistimos cada vez mais ao aparecimento de novas tecnologias, novas ferramentas multimédia, da aprendizagem à distância e o uso de novos métodos de ensino e /ou aprendizagem.

Como exemplo, saliento a ferramenta de vídeconferência que, de acordo com Roberts (1998), têm as seguintes características pedagógicas:
  • sensação de aproximação física entre alunos geograficamente distantes. 
  • oferecem oportunidade de aprendizagem de qualidade.
  • proporcionam aprendizagem interactiva e ao vivo para todos os alunos, incluindo os distantes e com limitações físicas.
  • eliminam ou reduzem mesmo o tempo de viagem,deslocações e despesas.
.  
Mas, Robert, também salienta que a utilização da videoconferência, carece de alguns aspectos a ter em atenção como: 
  • a formação do formador, hoje em dia os formadores têm de estar em constante actualização de modo a poderem acompanhar as novas TIC.
  • a autoconsciência do utilizador.
  • a integração de outros média nas apresentações baseadas no vídeo.
  • duração das sessões e tamanhos dos grupos otimizados,deverá ser sessões não muito longas o que, na minha opinião, leva a saturação dos alunos e os grupos também não deverão ser muito grandes de modo a não se dispersarem.
  •  variedades de sessões, conceção e suporte técnicos e qualidade profissional dos elementos visuais, de modo a manter as sessões mais interessantes e atrativas.

Conclusão:

Das varias tecnologias utilizadas no ensino a distância, a vídeo conferência é a que mais se aproxima de uma situação convencional da sala de aula, já que, ao contrário da teleconferência, possibilita a conversa em tempo real (on-line), permitindo que o processo de ensino/aprendizagem ocorra em tempo "face  a face" possa ser iterativo, entre pessoas que podem se ver e ouvir simultaneamente, independente da distância que os separa.

Esta ferramenta permite ainda ao alunos tirarem as suas duvidas com os professores  no momentos, o que na minha opinião é muito importante.



 Bibliografia:
Fahy, P. (2008) - As Características dos Meios de Aprendizagem Interactiva Online. Texto C, disponibilizado na plataforma da UC.